CHARLES DARWIN - Racista - Idéias tem consequências - Um homem como eu, como tu é enjaulado no zoo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

CHARLES DARWIN - Racista - Idéias tem consequências - Um homem como eu, como tu é enjaulado no zoo

Mensagem  Karla Cristina em Sab 15 Out - 20:41






Uma história triste e real, nos mostra como uma ideia irresponsável, pode trazer consequencias.


Um pigmeu veio do Congo Belga para a América aos 22 anos de idade. Aos 24 anos (em 1906) foi colocado no Bronx Zoo. A crença evolucionista esteve na base da motivação em lançar Ota Benga para uma jaula de macaco. Aliás, o seu companheiro de jaula era um orangotango com quem passava o tempo. Cerca de 40.000 pessoas por dia divertiam-se a ver o pigmeu a lutar wrestling com o orangotango.

Segundo W. J. McGee, o antropólogo responsável pelo enclausuramento do pigmeu, a sua exibição num zoológico era de conteúdo "exaustivamente científico", servindo para mostrar os estágios da evolução humana.

A exposição racista terminou após a revolta de um grupo de americanos protestantes. Ficou a viver em Lynchburg onde várias famílias lhe deram abrigo e o ajudaram a viver uma vida normal. Em 1916, Ota Benga suicidou-se com um tiro na testa.

Isto já aconteceu há mais de 100 anos. Por essa razão, poucos conhecem a história verídica onde um ser humano como eu e tu foi colocado numa jaula juntamente com um orangotango por acreditarem que ele representava um dos estágios da evolução humana. Para os evolucionistas, naquela jaula estaria um ser humano menos evoluído e de cultura inferior. Ideias têm consequências.


Quando Darwin popularizou suas teorias, ela também foi usada como base para vários movimentos da época e tornou-se parte da cultura popular.
avatar
Karla Cristina

Mensagens : 111
Pontos : 223
Reputação : 4
Data de inscrição : 17/09/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum