Cresce o número de idosos preso por furto no Japão

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Cresce o número de idosos preso por furto no Japão

Mensagem  Karla Cristina em Ter 25 Out - 20:57

No Japão, é cada vez mais comum ver idosos presos por furto. O levantamento começou em 1986, quando cerca de cinco mil pessoas com mais de 65 anos foram presas. O número sobe ano a ano e em 2010 chegou a 27 mil, quase o mesmo número de jovens presos por furto, e 30% são reincidentes.

Um caso no mês passado ganhou as manchetes dos jornais japoneses e é um exemplo de um dos motivos que levam os idosos a roubar. Um homem de 63 anos foi preso na cidade de Osaka depois de roubar um bolinho de arroz e um copo de chá de uma loja de conveniência, que custam menos de R$ 5. Ao ser interrogado na delegacia, ele disse que queria ser apanhado para voltar para a cadeia. Na rua, se sentia muito sozinho.

Muitos são aposentados, com dificuldades financeiras, sem perspectivas e família, porque não tiveram filhos. É outro problema sério no Japão.

É possível ver nas ruas de Tóquio como a decadência econômica e a perda dos laços familiares foram cruéis para muitos idosos.

De cada cinco moradores de rua, um tem entre 60 e 64 anos. Um senhor de 63 anos é o exemplo típico. Diz que não consegue emprego por causa da economia. "Não tenho família. Meus pais já morreram. Tenho irmãos, claro, mas não tenho mais contato com eles. Sou sozinho", diz.

Os moradores de rua começaram a aparecer em maior número quando a economia japonesa entrou em colapso, na década de 90, depois do estouro da bolha imobiliária.

Foi um golpe na a sociedade rica e igualitária que os japoneses criaram, um golpe do qual nunca mais conseguiram se recuperar.

Cresce o número de idosos presos por furto no Japão

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/06/cresce-o-n-de-idosos-presos-por-furto-no-japao.html
avatar
Karla Cristina

Mensagens : 111
Pontos : 223
Reputação : 4
Data de inscrição : 17/09/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum