Últimos assuntos

O Nazismo foi ou não socialista?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O Nazismo foi ou não socialista?

Mensagem  Admin em Seg 14 Nov - 2:54

A generalidade da esquerda rejeita que o nazismo tenha sido de fato socialista, apontando para a existência, ainda antes da tomada do poder por Hitler, de uma resistência comunista e socialista ao nazismo, para o carácter internacionalista do socialismo, totalmente oposto à teoria e prática nazista, e a manutenção, pelos nazistas, de toda a estrutura capitalista da economia alemã, limitada apenas pelas condicionantes de uma economia de guerra e pela abordagem àquilo a que os nazistas chamavam a questão judia. Porém esta questão é controversa, com alguns autores a referirem-se ao nazismo como uma forma de socialismo, apontando para a designação do partido, para alguma da retórica nazista e para a estatização da sociedade. Ludwig von Mises argumenta, por exemplo: "O governo diz a estes supostos empreendedores o que e como produzir, a quais preços e de quem comprar, a quais preços e a quem vender...A autoridade, não os consumidores, direciona a produção...todos os cidadãos não são nada mais que funcionários públicos. Isto é socialismo com a aparência externa de capitalismo".

O próprio Hitler chegou a afirmar, em um de seus discursos, que o nacional-socialismo era socialista não na forma tradicional de socialismo, mas sim interpretando o socialismo como "exaltação do social".




Bônus: Fotos coloridas do nazismo. Fotos históricas sempre são interessantes.













































http://fottus.com/fotos-historicas/nazismo-100-imagens/

Admin
Admin

Mensagens: 94
Pontos: 180
Reputação: 0
Data de inscrição: 15/09/2011

Ver perfil do usuário http://papoquente.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Nazismo foi ou não socialista?

Mensagem  Karla Cristina em Seg 14 Nov - 16:52

Li duas opiniões, uma que o nazismo era capitalista e outro que era socialista, vamos ver:


Capitalista:

Socialismo é um sistema sócio-econômico em contraposição ao capitalismo. O socialismo se estrutura na inexistência da propriedade privada para atingir a igualdade entre os membros de uma sociedade. Para atingir esta igualdade, uns como Marx pregaram a revolução, enquanto outros não. Ora, se o nazismo sócio-econômicamente se estruturava na propriedade privada, onde isso é socialismo? O socialismo ao qual o nazismo se referia era o socialismo para a raça ariana, mais isto não era socialismo, era racismo.




Socialista:

A base do argumento de que a Alemanha Nazista era capitalista é o fato de que a maioria das industrias foram aparentemente deixadas em mãos privadas.

O que Ludwig von Mises identificou foi que a propriedade privada dos meios de produção existia apenas nominalmente sob o regime Nazista, e que o verdadeiro conteúdo da propriedade dos meios de produção residia no governo alemão. Pois era o governo alemão e não o proprietário privado nominal quem decidia o que deveria ser produzido, em qual quantidade, por quais métodos, e a quem seria distribuído, bem como quais preços seriam cobrados e quais salários seriam pagos, e quais dividendos ou outras rendas seria permitido ao proprietário privado nominal receber. A posição do que se alega terem sido proprietários privados era reduzida essencialmente à função de pensionistas do governo, como Mises demonstrou.

A propriedade governamental "de fato" dos meios de produção, como Mises definiu, era uma conseqüência lógica de princípios coletivistas fundamentais adotados pelos nazistas como o de que o bem comum vem antes do bem privado e de que o indivíduo existe como meio para os fins do Estado. Se o indivíduo é um meio para os fins do Estado, então, é claro, também o é sua propriedade. Do mesmo modo em que ele pertence ao Estado, sua propriedade também pertence.

Mas o que especificamente estabeleceu o socialismo "de fato" na Alemanha Nazista foi a introdução do controle de preços e salários em 1936. Tais controles foram impostos como resposta ao aumento na oferta de dinheiro -N.T. praticada pelo regime nazista desde a época da sua chegada ao poder, no início de 1933. O governo nazista aumentou a oferta de dinheiro no mercado como meio de financiar o vasto aumento nos gastos governamentais devido a seus programas de infra-estrutura, subsídios e rearmamento. O controle de preços e salários foi imposto em resposta ao aumento de preços resultante desta inflação.

O efeito causado pela combinação entre inflação e controle de preços foi a escassez, ou seja, a situação na qual a quantidade de bens que as pessoas tentam comprar excede a quantidade disponível para a venda.




E aí? O nazismo foi capitalista, socialista ou independente dos dois sistemas?

Karla Cristina

Mensagens: 111
Pontos: 223
Reputação: 4
Data de inscrição: 17/09/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum