Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Coisas que avós não podem deixar de ler
EVIDENCIAS HISTORICAS PARA A RESSUREIÇÃO DE JESUS EmptyTer 21 Fev - 7:51 por Admin

» Entrevista com a filha de Billy Graham.
EVIDENCIAS HISTORICAS PARA A RESSUREIÇÃO DE JESUS EmptySex 17 Jul - 15:44 por Admin

» O forum Realidade é pura baderna.
EVIDENCIAS HISTORICAS PARA A RESSUREIÇÃO DE JESUS EmptySex 9 maio - 1:02 por Christiano

» Amado Batista diz que tortura que sofreu na ditadura militar foi merecida
EVIDENCIAS HISTORICAS PARA A RESSUREIÇÃO DE JESUS EmptySex 7 Mar - 7:04 por Admin

» Musica - Milli Vanilli - o maior fake da história da música
EVIDENCIAS HISTORICAS PARA A RESSUREIÇÃO DE JESUS EmptySáb 21 Dez - 16:45 por Karla Cristina

» homenagem a familia hetero - linda música
EVIDENCIAS HISTORICAS PARA A RESSUREIÇÃO DE JESUS EmptyQua 11 Dez - 15:59 por Karla Cristina

» Coisas que os espiritas não gostam de ler...
EVIDENCIAS HISTORICAS PARA A RESSUREIÇÃO DE JESUS EmptyTer 10 Dez - 20:49 por Admin

» Acomodação de João Calvino em tempos crueis
EVIDENCIAS HISTORICAS PARA A RESSUREIÇÃO DE JESUS EmptyDom 2 Jun - 8:43 por Admin

» Julio Severo e vários assuntos atuais: vivemos num mundo pós cristão
EVIDENCIAS HISTORICAS PARA A RESSUREIÇÃO DE JESUS EmptyDom 12 maio - 12:36 por Admin


EVIDENCIAS HISTORICAS PARA A RESSUREIÇÃO DE JESUS

Ir para baixo

EVIDENCIAS HISTORICAS PARA A RESSUREIÇÃO DE JESUS Empty EVIDENCIAS HISTORICAS PARA A RESSUREIÇÃO DE JESUS

Mensagem  Karla Cristina Qua 8 maio - 18:34

Existem quatro fatos históricos:

- O sepultamento de Jesus


1 - é atestado multiplamente por fontes independentes (mateus,marcos,lucas e João) e várias cartas do apótolo Paulo.
2 - Sepultamento de Jesus por José de Arimatéia através de testemunhos independentes (Mateus, lucas João e Pedro)
3 - Como um membro judaíco que condenou Jesus, José de Arimatéia não poderia ser uma invenção cristã. Existia uma hostilidade compreensível no início na igreja em relação a líderes judeus. aos olhos dos cristãos eles planejaram e conderam judicialmente Jesus. O sepultamento por parte de José é muito provável, uma vez que é quase inexplicavel porque os cristãos inventariam uma história de um judeu que fez bem a Jesus.

================================================================================

- A descoberta de seu túmulo vazio.


1 - A tumba vazia é atestada multiplamente por fontes independentes (marcos, Mateus, João, Paulo e nos Atos dos Apóstolos)
2 - A tumba foi descoberta vazia por mulheres. O testemunho de mulher na sociedade judaico patriarcal não possuia consideração. Por isso o fato de mulheres que descobriram a tumba vazia ao invés de homens, demonstra a veracidade dos fatos, já que se fosse inventado seria homens e não mulheres a encontrar a tumba vazia.

==================================================================================

- Suas aparições post-mortem.


1 Em diferentes ocasiões e sobre várias circuntstâncias diferentes individuos e grupos de pessoas experimentam aparências de Jesus ressuscitado da morte. É reconhecido universalmente pelos estudiosos pelas seguintes razões;

- A lista de Paulo das testemunhas oculares das aparições do Jesus ressurreto garante que tais aparições ocorreram - Paulo nos diz que Jesus apareceu para seu principal discípulo Pedro, então para o grupo dos apóstolos conhecido como "os doze"; então depois ele apareceu para um grupo de 500 discípulos de uma só vez, então para seu irmão mais novo Tiago, que até então era aparentemente um descrente, então para os discípulos. Finalmente, Paulo acrescenta, "ele apareceu também a mim", quando Paulo era ainda um perseguidor de cristãos (I Co 15.5-Cool. Dado o momento no qual Paulo escreveu tais informações, bem como sua familiaridade com as pessoas envolvidas, estas aparições não podem ser desconsideradas como simples lendas.

2 - Os relatos das aparições nos evangelhos provêm múltiplas e independentes atestações das aparições - Por exemplo, a aparição a Pedro é atestada por Lucas e Paulo; a aparição aos "doze" é atestada por Lucas, João e Paulo; e a aparição para as mulheres é atestada por Mateus e João. As narrativas das aparições alcançam tantas fontes independentes que não se pode racionalmente negar que os primeiros discípulos tiveram tais experiências. Assim, até mesmo o crítico cético do Novo Testamento Gerd Lüdemann conclui, "Pode ser tomado como historicamente certo que Pedro e os discípulos tiveram experiências após a morte de Jesus nas quais Jesus apareceu a eles como Cristo ressurreto"



===============================================================================

- A origem da crença dos discípulos em sua ressurreição.



Os discípulos de repente e sinceramente começaram a acreditar que Jesus havia ressuscitado dos mortos não obstante suas muitas predisposições para o contrário. Pense na situação que os discípulos encararam após a crucificação de Jesus:

1. Seu líder estava morto - E as expectativas judaicas messiânicas não continham a idéia de um Messias que, ao invés de triunfar sobre os inimigos de Israel, seria vergonhosamente executado pelos seus inimigos como um criminoso.

2. Crenças judaicas sobre o além-vida excluíam a possibilidade de qualquer pessoa ressuscitando da morte para a glória e imortalidade antes da ressurreição geral da morte no fim do mundo - Todavia, os discípulos repentinamente começaram a crer tão fortemente que Deus ressuscitou Jesus de dentre os mortos que eles se dispuseram a morrer pela verdade desta crença. Mas então surge a questão óbvia: O que no mundo fez-los acreditar em algo tão antijudeu e estranho? Luke Johnson, um estudioso do Novo Testamento na Emory University, comenta,"Alguma espécie de experiência poderosa e transformativa é necessária para gerar o tipo de movimento como o do cristianismo primitivo" . E também N. T. Wright, um eminente estudioso britânico, conclui, "Esta é a razão porque, como um historiador, eu não consigo explicar o surgimento do cristianismo primitivo a não ser por Jesus ressuscitando, deixando uma tumba vazia para trás"


===============================================================================

Em resumo, existem quatro fatos que são reconhecidos pela maioria dos estudiosos: o sepultamento de Jesus, a descoberta do túmulo vazio, suas aparições post-mortem, e a origem da crença dos discípulos em sua ressurreição.

Karla Cristina
Karla Cristina

Mensagens : 111
Pontos : 225
Reputação : 4
Data de inscrição : 17/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos