A ética de um dos maiores sábios de todos os tempos. A vida ou a morte, qual a melhor?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A ética de um dos maiores sábios de todos os tempos. A vida ou a morte, qual a melhor?

Mensagem  Karla Cristina em Qua 8 Maio - 18:57

Palavras de Sócrates aos juízes que o condenaram à Morte:

"E vós também, juízes, deveis encarar a morte com coragem, e acreditar que o seguinte é verdade: nenhum mal pode advir a um homem bom, seja em vida, seja após a morte. Seu destino não é negligenciado pelos deuses, e o que me acontece hoje não se deve ao acaso. Estou convencido de que o melhor é morrer agora e libertar-me das tribulações.... Agora chegou a hora, e devemos seguir adiante: eu, para a morte, e vós, para a vida. Qual das duas é melhor, só Deus, e apenas Ele, sabe."


Antes deram a escolha a Socrates, ou se exilar para sempre, ou a lhe ser cortada a língua, impossibilitando-o assim de ensinar aos demais. Caso se negasse, ele seria morto.

Após receber sua sentença, Sócrates proferiu: - Vocês me deixam a escolha entre duas coisas: uma que eu sei ser horrível, que é viver sem poder passar meus conhecimentos a diante. A outra, que eu não conheço, que é a morte ... escolho pois o desconhecido!


Ao se dirigir aos atenienses que o julgaram, Sócrates disse que lhes era grato e que os amava, mas que obedeceria antes ao deus do que a eles, pois enquanto tivesse um sopro de vida, poderiam estar seguros de que não deixaria de filosofar, tendo como sua única preocupação andar pelas ruas, a fim de persuadir seus concidadãos.

Chegado o momento da execução, pouco antes de beber o veneno, Sócrates, de forma irônica e sarcástica (como de costume), proferiu suas últimas palavras:

- "Críton, somos devedores de um galo a Asclépio; pois bem, pagai a minha dívida. Pensai nisso!".

Após essas palavras, Sócrates bebeu a cicuta (Conium maculatum) e, diante dos amigos, aos 70 anos, morreu por envenenamento.



=======================================================================


Cabra macho, naõ se fazem mais homem como antigamente... :-D


O primeiro grande pensador a conversar com Deus, defendia o monoteísmo.

Só uma pessoa que acredita em Deus, pode se perguntar, melhor a vida ou a morte? E ir alegremente ao encontro da morte. ;-)
avatar
Karla Cristina

Mensagens : 111
Pontos : 223
Reputação : 4
Data de inscrição : 17/09/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum